blogIoT

Glossário

Dezembro de 2020


ACK
Acknowledge (ACK), é um sinalizador usado no protocolo de comunicação de dados para confirmar o recebimento de um pacote.
CPID
Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento (CPID) - Eliezer Batista da Silva, localizado no Morro da Companhia, em Cariacica - ES.
DR
Data Rate (DR) é a taxa de dados, ou seja, o número de bits que são transmitidos ou processados por unidade de tempo. O Adaptive Data Rate (ADR) é a taxa de dados adaptativa utilizado em LoRa.
ERB
Estação Rádio Base (ERB) é o nome genérico a ser usado para base de estação transceptora. Em nosso caso, é onde instalamos o Gateway.
Frontend e Backend
Separação de interesses entre a camada de apresentação (frontend) e a camada de acesso a dados (backend) de um software. No modelo cliente-servidor, o cliente geralmente é considerado o frontend e o servidor geralmente é o backend.
ISM
Banda de rádio ISM, é partes do espectro de frequência reservado internacinalmente para fins industriais, científicos e médicos (ISM). As bandas ISM compartilham alocações com operações licenciadas e não licenciadas. Em resumo, os termos de licenciamento para o uso dessa banda, são mais simples.
IP estático
É uma etiqueta numérica atribuída ao servidor, conectado a uma rede de computadores, que usa protocolos de internet para comunicação. O IP estático permite o acesso ao servidor mesmo que fora da rede local.
IoT
Internet of Things (IoT) descreve a rede de objetos físicos - também conhecidos como coisas - que são incorporados com sensores, softwares e outras tecnologias com a finalidade de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.
LPWAN
Low Power wide area network (LPWAN) é um tipo de rede de telecomunicações de longa distância sem fio, que permite a comunicação com uma taxa de transmissão baixa e consequentemente baixo consumo de energia.
LoRaWAN
Long Range wide area network (LoRaWAN) é um protocólo que foi definido para camadas superiores da rede, mais especificamente um protocolo da camada de controle de acesso ao meio (MAC).
LoRa
Long Range (LoRa) usa banda de frequência de rádio subgigahertz, no Brasil varia de 902 - 928 MHz e permite trasmissões de longo alcance com baixo consumo de energia. LoRa sem o WAN na frente representa camada inferior da rede - Camada física do modelo OSI.
MAC
Controle de Acesso ao Meio (MAC) é a camada que controla o hardware responsável pela interação com o meio de transmissão de dados sem fio. Fornece controle de fluxo e multiplexação.
Pacote
É um termo não formal para representar a carga útil transmitida, que é a mensagem que pretende enviar. Em nosso caso é transmitido pacotes do sensor para o servidor, passando pelo gateway, e vise-versa.
Rooftop
Equipamentos de Rádio instalados em topo de prédio ou fachada.
RSSI
Indicador de intensidade do sinal recebido. É uma medida da potência do sinal recebido pelo rádio.
Sevidor
É um computador hardware ou software, que fornece funcionalidades para outros computador chamados de cliente. Essa arquitetura é conhecida pelo modelo cliente-servidor
Sensibilidade de recepção
É a magnitude mínima do sinal de entrada, necessário para produzir um sinal de saída, com uma relação sinal-ruído específica que, consiga decodificar a informação. Para equipamentos LoRa chegar ao falor mínimo de -130dBm.
SF
Spreading Fator (SF) é o fator de espalhamento que representa o número de bits da modulação e também o tempo de duração de um chirp.
UDP
User Datagram Protocol (UDP) é um dos principais membros do conjuto de protocolos da internet. Usa um modelo de comunicação sem conexão simples, com um mínimo de mecanismo possível. É adequado para finalidades nas quais a verificação de correção de erros não são necessárias ou são realizadas na aplicação.

;